Cuiabá
Debate sobre implantação da coleta seletiva em condomínios de Cuiabá movimenta Câmara Municipal
Cuiabá
Marcelly Alves | Assessoria da vereadora Dra. Mara
A Câmara Municipal de Cuiabá sediou, na tarde de quarta-feira (5), audiência pública que marcou um passo decisivo rumo à sustentabilidade urbana da capital. A reunião, proposta e conduzida pela vereadora Dra. Mara (Podemos), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis, reuniu cerca de 60 participantes entre representantes do Executivo municipal, líderes de cooperativas, síndicos e ambientalistas para discutir a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos em condomínios residenciais.
O evento evidenciou o compromisso da parlamentar com políticas voltadas à preservação ambiental e à conscientização da população sobre a importância do descarte correto do lixo.
“É uma causa que abracei com o coração, não apenas como vereadora, mas como cidadã cuiabana. Eu quero uma cidade mais verde, mais limpa e sustentável. Planejei este projeto desde o início do meu mandato e hoje vivemos um grande dia. Já estamos colhendo frutos com o projeto piloto que será iniciado em dezembro. Tenho fé que, até o final de 2027, Cuiabá terá 100% de cobertura com coleta seletiva”, afirmou emocionada Dra. Mara.
Durante o encontro, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, apresentou as ações que a Prefeitura de Cuiabá vem desenvolvendo para ampliar a estrutura da coleta seletiva em larga escala. Segundo ele, a administração municipal já dispõe de quatro caminhões do tipo baú para atender à demanda e lançará, a partir de dezembro, um projeto piloto com 40 condomínios, que participarão de forma voluntária.
“Além de ampliar a reciclagem, essa ação trará economia aos cofres públicos e fortalecerá as cooperativas locais. A união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil é essencial para o sucesso da coleta seletiva”, destacou Wellaton.
A presidente da Cooperepan, Fátima Ferreira de Almeida, elogiou a iniciativa da vereadora Dra. Mara e reforçou a importância de parcerias para transformar o cenário ambiental da capital.
“Precisamos de lideranças comprometidas como a vereadora Dra. Mara, que coloca o meio ambiente na pauta e promove o diálogo entre todos os setores. Esse é o caminho para fazermos a coleta seletiva acontecer de verdade”, disse a cooperativista.
O síndico do Condomínio Florais Itália, Paulo Ferreira, também compartilhou a experiência positiva do local, que já realiza a coleta seletiva duas vezes por semana, servindo de exemplo para outros empreendimentos.
“O trabalho da vereadora Dra. Mara é inspirador. No nosso condomínio, destinamos o material reciclável a uma cooperativa parceira, e ver o poder público incentivando esse movimento é fundamental para que mais condomínios sigam o mesmo caminho”, afirmou o síndico.
A audiência contou ainda com a presença dos vereadores Mário Nadaf (PV), Maria Avalone (PSDB) e Rafael Ranalli(PL), da secretária municipal de Meio Ambiente, Elisangela Fernandes Bokorni, e da representante do Ministério Público Estadual (MPE), Kelly Christina Veras Otácio Monteiro.
Ao final do encontro, a vereadora Dra. Mara reafirmou seu compromisso com uma Cuiabá mais sustentável, solidária e consciente, destacando que o diálogo e a união de esforços entre poder público e sociedade civil são fundamentais para o futuro da cidade.
“Cuidar do meio ambiente é cuidar das próximas gerações. A coleta seletiva é apenas o começo de uma grande transformação que faremos juntos”, concluiu Dra. Mara.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá
Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).
A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.
Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.
De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.
“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.
Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.
Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.
O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.
Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.
Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Entretenimento6 dias atrásPoliana Rocha surge em clima de romântico com Leonardo durante viagem ao Tocantins
-
Saúde7 dias atrásCom melhora clínica, Cacique Raoni está lúcido e respira sem aparelhos
-
Rondonópolis6 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
