Sorriso
Turismo Agro Sustentável é tema de encontro com produtores rurais em Sorriso
Sorriso
Reunião promovida pelo Sebrae e Prefeitura apresentou oportunidades para transformar o campo em experiência turística e fonte de renda
O agronegócio de Sorriso, reconhecido pela força na produção de alimentos, deu mais um passo rumo à diversificação de suas atividades. Na tarde desta terça-feira (4), produtores rurais se reuniram no Centro de Eventos Ari José Riedi para conhecer a modalidade Turismo Agro Sustentável, uma proposta que alia sustentabilidade, experiência e rentabilidade, transformando as propriedades em destinos turísticos.
O encontro foi promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e teve a condução da especialista Tatiana Fernandes, profissional com 38 anos de experiência no setor turístico, sendo 18 deles dedicados exclusivamente à consultoria, instrutoria e auditoria em turismo.
Durante a apresentação, Tatiana destacou que o Turismo Agro Sustentável é uma oportunidade para os produtores monetizarem o que muitos já fazem gratuitamente: as visitas às lavouras, hortas e projetos agropecuários. “O turismo agro sustentável é uma forma de valorizar o trabalho do campo, mostrar o processo produtivo, gerar novas fontes de renda e mostrar o cuidado ambiental de quem vive da terra”, explicou.
O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Diogo Damiani, destacou o interesse do setor em conhecer mais sobre a modalidade. “Nosso objetivo em participar foi entender melhor o Turismo Agro Sustentável, levar essas informações aos nossos associados e mostrar para o mundo que o agro é responsável, sustentável e que alimenta o planeta”, afirmou.
O prefeito Alei Fernandes ressaltou a importância de valorizar o produtor rural também como protagonista do desenvolvimento local. “Promover o agro para o mundo é mostrar que nossos produtores são essenciais para a manutenção da população, seja na alimentação, na indústria têxtil ou na produção de energia. Sorriso tem muito a mostrar, e o turismo é uma vitrine poderosa para isso”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Lucion, reforçou o compromisso da gestão municipal em unir forças com o setor produtivo. “Queremos impulsionar a imagem positiva de Sorriso, mostrando aos turistas como a produção acontece, quem são as pessoas por trás do agronegócio e como o campo se conecta à vida de todos nós”, disse.
Já o secretário adjunto de Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, destacou o momento promissor que o município vive. “Sorriso passa por um momento especial com a implantação do Turismo Agro Sustentável, que promete unir economia e visibilidade às propriedades rurais. É uma oportunidade de gerar renda, fortalecer a imagem do município e criar experiências únicas para quem visita”, pontuou.
Os produtores rurais que tiverem interesse em saber mais sobre o turismo Agro Sustentável podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no Centro de Eventos Ari José Riedi ou o Sebrae.
Sorriso
Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos
Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.
Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.
Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.
Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.
Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.
Arquivo digital
Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.
Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:
O que é recolhido?
Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.
Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.
Confira aqui como funciona cada coleta:
Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:
Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Dúvidas
Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Cultura7 dias atrásEstilo junino se transforma com a internet e novas modas
-
Saúde4 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento7 dias atrásBenício Huck revela escolha de curso acadêmico e descarta carreira dos pais
