Mato Grosso
Polícia Civil de MT prende no Estado do PA dois homens por furto de camionete
Mato Grosso
Dois homens investigados por praticarem furtos de camionetes na região norte de divisa de Mato Grosso, foram presos no domingo (2.11), no Estado do Pará, durante ação ininterrupta da Polícia Civil mato-grossense.
As equipes da Delegacia de Polícia de Colíder com apoio da Delegacia de Guarantã do Norte, efetuaram a prisão em flagrante dos dois suspeitos na cidade de Moraes Almeida (PA). Uma camionete furtada também foi apreendida.
As diligências da Delegacia de Colíder iniciaram a cerca de um mês. Após registros de furtos de veículos ocorridos durante eventos festivos na região e com o mesmo modus operandi.
Os crimes aconteceram no início das festas, justamente para retardar a percepção das vítimas e o registro da ocorrência.
Isso permitia que os autores percorressem longas distâncias antes que os veículos tivessem qualquer tipo de restrição inserida nos sistemas de segurança.
O trajeto era planejado, sempre utilizando a divisa entre Mato Grosso e Pará, rota escolhida para dificultar a comunicação e integração entre as forças policiais dos dois estados.
Durante investigação foi identificado que os integrantes da associação criminosa, residentes em Colíder, estavam planejando mais um furto, durante uma festa em Guarantã do Norte.
Diante das informações, os policiais civis de Colíder com apoio da equipe de Guarantã do Norte, percorrem mais de 600 quilômetros para direção do Pará, e no domingo (2), localizaram os dois homens em Moraes Almeida (PA).
Na posse de um dos presos foi encontrada uma caminhonete com registro de furto. O veículo estava o número do chassi original, mas apresentava adulteração na placa, indicando o início do processo de “clonagem” ou “desmanche” do veículo.
Em seguida o veículo foi apreendido e os dois suspeitos foram apresentados à Polícia Civil do Pará, para as providências cabíveis.
A Polícia Civil de Mato Grosso reafirma o seu compromisso com a segurança pública, desenvolvendo um trabalho investigativo e minucioso visando o combate ao crime patrimonial e na repressão de organizações criminosas que atuam de forma interestadual.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Mostra Estudantil mobiliza jovens no combate à violência contra a mulher
A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia realizou, na terça-feira (23), a cerimônia virtual de premiação da Mostra Estudantil de Arte 2026. Com o tema “Cores que Gritam: Dignidade, Respeito e Voz”, a iniciativa mobilizou estudantes na promoção dos direitos das mulheres e na prevenção da violência de gênero por meio da expressão artística.A edição deste ano reuniu 32 escolas dos dois municípios e contabilizou 217 obras inscritas, além de registrar expressiva participação da comunidade, com 9.205 votos populares por meio da plataforma digital do projeto. A mostra estimulou estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio a expressarem, por meio da arte, reflexões sobre os direitos das mulheres e a prevenção da violência. Com mensagens voltadas ao respeito, à igualdade e ao fortalecimento feminino, as obras destacaram valores como sororidade, resiliência e valorização das trajetórias das mulheres. Durante a cerimônia, a promotora de Justiça Luciana Rocha Abrão David, integrante do júri técnico e apoiadora da iniciativa, destacou o alto nível dos trabalhos apresentados e o impacto social do projeto. “Hoje celebramos não apenas os vencedores, mas todos que participaram deste processo, que atingiu seu principal objetivo: engajar a comunidade escolar na reflexão sobre esse tema tão importante”, ressaltou.Foram premiadas as obras “Mulheres que Renascem” (Categoria Especial/Apae), “Stop Violence” (6º ano), “Memórias de uma Lei” (7º ano), “Força Ancestral, Denuncie 180” (8º ano), “Florescer” (9º ano), “Verdadeira Essência” (1º ano do Ensino Médio), “Peso do Amor” (2º ano do Ensino Médio) e “Incontáveis Dias de Luta” (3º ano do Ensino Médio).Também receberam reconhecimento pelo engajamento as instituições que alcançaram 100% de participação das turmas: CMEB Jardim Araguaia, Colégio Cathedral, Escola Interativa Coopema, Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, Escola Estadual Francisco Dourado, Escola Estadual Heronides Araújo e Escola Estadual Waldiza Rego Flores Lopes.A obra “Peso do Amor”, produzida pela turma do 2º Ano A do Instituto Madre Marta Cerutti, obteve a maior nota técnica da mostra e será transformada em um mural externo na unidade escolar. A pintura será executada pelo artista plástico Dupé Ferreira no mês de agosto.A programação incluiu ainda o sorteio de brindes para os estudantes participantes, entre eles um notebook e um smartphone. A comissão organizadora informou que haverá uma exposição presencial das obras, em data a ser divulgada, ampliando o alcance das mensagens construídas pelos estudantes em defesa da dignidade, do respeito e dos direitos das mulheres.Confira o resultado completo aqui.Assista abaixo à live de premiação.
(Com informações da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia).
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásCom melhora clínica, Cacique Raoni está lúcido e respira sem aparelhos
-
Rondonópolis6 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Saúde6 dias atrásLíder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde
