Cuiabá
Projeto movimenta mais de 100 mulheres com aulas de funcional e avaliação física
Cuiabá
O pátio da EMEB Tereza de Benguela, no bairro Jardim Cômodo, em Cuiabá, se transformou em um espaço de saúde, energia e superação. Cerca de 100 mulheres participaram de avaliações físicas e atividades funcionais dentro do projeto “Comunidade nas Escolas”, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação. A proposta abre os espaços esportivos das escolas municipais nos horários em que não há aula, aproximando a comunidade da escola e incentivando hábitos saudáveis.
Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o projeto tem crescido rapidamente e hoje já está presente em 20 escolas da capital. “A ideia é simples e eficiente: usar a estrutura que o município já tem. Quando a escola fecha, nós abrimos as quadras para a comunidade. É um projeto que une saúde, lazer e convivência. As aulas de funcional acontecem três vezes por semana e permitem acompanhar a evolução física dos participantes. Isso melhora o condicionamento e também a saúde mental”, destacou o secretário.
A vereadora Michelly Alencar, uma das apoiadoras da ação, reforçou que o projeto é fruto de um sonho antigo e que ganhou força com o apoio do prefeito Abilio Brunini. “Muitas comunidades só têm o espaço esportivo dentro da escola. Por isso, abrimos esses locais para o uso da população, fortalecendo o vínculo das famílias com o ambiente escolar. Aqui, especialmente, as mulheres se destacaram. Começamos com 20 e hoje são mais de 80. São mães, avós e filhas que deixaram o sofá e a novela para investir na própria saúde. Temos relatos de mulheres que superaram a depressão e encontraram um novo propósito de vida”, afirmou.
Os depoimentos das participantes confirmam o impacto positivo do projeto. Selma da Silva, uma das pioneiras, conta que chegou ao grupo por orientação médica. “Meu triglicerídeo estava alto e a doutora disse para eu escolher um exercício que me fizesse bem. Vim, gostei e fiquei. Hoje não sinto mais dores. Isso aqui mudou minha vida”, contou, sorridente.
Já Nathalie Cristine conheceu as aulas por indicação da sogra. “Ela me chamou e eu vim. No começo mal conseguia tocar os pés, agora já tenho mais alongamento e disposição. É animado demais, quero continuar”, disse.
Outra participante, Simone Gomes, se surpreendeu com a qualidade das atividades. “Achei que por ser gratuito ia ser fraco, mas é o contrário. É puxado, bem feito e o clima é maravilhoso. A gente ri, se diverte e ainda vê resultado. O melhor é poder usar a escola do bairro, um lugar seguro e bem cuidado”, relatou.
Com aulas três vezes por semana, o “Comunidade nas Escolas” já se tornou referência de política pública simples e transformadora. Além de promover a saúde e o convívio, o projeto mostra que os espaços escolares podem ser vividos também fora do horário de aula, fortalecendo laços e construindo comunidades mais ativa s e felizes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá
Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).
A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.
Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.
De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.
“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.
Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.
Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.
O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.
Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.
Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Saúde6 dias atrásLíder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde
-
Entretenimento6 dias atrásKarina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
Saúde4 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento5 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
