Líder na Linha de Fogo
Tensão no ar: clima político esquenta em Várzea Grande
Política
Os bastidores da política em Várzea Grande voltaram a ferver nesta semana, com ruídos crescentes entre Executivo e Legislativo e um ambiente cada vez mais carregado de cobranças, impaciência e falas afiadas.
A prefeita Flávia Moretti protagonizou um dos momentos mais comentados ao cobrar a transferência de linhas telefônicas utilizadas desde a campanha eleitoral. A cobrança mirava uma ex-aliada que, segundo relatos nos bastidores, foi dispensada da atual gestão e hoje está lotada no gabinete de um vereador da oposição, conhecido pela postura crítica contra o Executivo.
A frase da prefeita, pronunciada sem rodeios, virou comentário obrigatório nos corredores:
“Hoje você vai passar o telefone pro meu nome!”
Além do episódio, Moretti reclamou da divulgação da pauta legislativa em pleno feriado prolongado, segundo ela dificultando articulações políticas necessárias para destravar projetos enviados pelo Executivo.
“Fica difícil articular no feriado. Também tive meu momento de descanso”, declarou a prefeita, lembrando que propostas do governo aguardam votação desde junho.
Sessão acalorada
No plenário, o clima também esquentou. Os vereadores Sardinha (MDB) e Samir Japonês (PL) protagonizaram uma discussão mais tensa durante a sessão de quarta-feira (29). Apesar dos ânimos alterados, o embate permaneceu verbal e a sessão seguiu seu curso.
Bastidores fervendo antes mesmo do plenário
Relatos apontam que o atrito não começou no plenário. Durante um café com a prefeita antes da sessão, uma dupla de vereadores teria entrado em conflito, gerando desconforto no grupo governista. A situação, segundo presentes, irritou a chefe do Executivo, que deixou o encontro visivelmente contrariada e, momentos depois, acabou voltando sua insatisfação para a imprensa.
Ao ser questionada sobre as articulações políticas, Moretti rebateu de forma contundente:
“Você quer ver meu WhatsApp? Eu trabalhei no final de semana!”
Líder na linha de fogo
O vereador Feitoza também subiu o tom ao criticar o líder do governo na Casa, Bruno Rios, afirmando que sua atuação estaria dificultando a interlocução entre os dois poderes.
Expectativa e pressão
Com discursos firmes, divergências públicas e clima quente nos bastidores, Várzea Grande vive dias de tensão institucional. A população observa e espera que o calor político se converta em avanços concretos para o município.
Se a semana começou incendiada, a sensação é de que o termômetro político ainda tem espaço para subir.
Política
Advocacia inovadora é homenageada na ALMT durante sessão especial
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quinta-feira (25), sessão especial no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour para homenagear os associados do Instituto Mato-grossense de Advocacia Network (IMAN). Autor do evento, o deputado Júlio Campos (União) destacou a contribuição da entidade para o fortalecimento da advocacia mato-grossense.
E condecorou 113 profissionais com Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em defesa da Justiça e da sociedade. Na ocasião, também foi entregue o Título de Cidadão Mato-grossense à professora aposentada da rede estadual Maria do Amaral Moraes, conhecida como dona Lia, natural de Macaúbas, na Bahia, pelos relevantes serviços prestados à população de Rondonópolis.
O deputado Júlio Campos ressaltou a importância da homenagem ao instituto, pioneiro no país.
“É um grupo de homens e mulheres que faz uma advocacia jovem, moderna e bastante prestativa à sociedade mato-grossense. Estamos homenageando profissionais que contribuem diariamente para o fortalecimento da Justiça e da cidadania. Além disso, concedemos o título de cidadã mato-grossense à senhora Maria do Amaral Moraes, que tem uma trajetória marcada pela assistência social e pelo trabalho desenvolvido em Rondonópolis”, afirmou.
Presidente do IMAN, a advogada Tatiane de Barros Ramalho destacou que o reconhecimento da ALMT representa uma valorização não apenas da trajetória dos associados, mas também da advocacia como instrumento essencial para a sociedade.
“Para nós é uma honra receber essa homenagem. O IMAN é um instituto pioneiro no Brasil, idealizado e fundado em Cuiabá, em 2022. Hoje contamos com centenas de advogados associados da capital e do interior, formando uma grande rede de conexões, capacitação e oportunidades. Esta moção de aplausos representa o reconhecimento da trajetória profissional dos nossos associados e da importância da Justiça como pilar da sociedade”, afirmou Tatiane.
Ela explicou que o instituto foi criado com a proposta de inovar no exercício da advocacia, promovendo capacitações, seminários, congressos e incentivando o uso de novas ferramentas, como a inteligência artificial.
“A advocacia mudou e exige cada vez mais especialização. O IMAN surgiu para agregar conhecimento, promover inovação e transformar a advocacia mato-grossense. Hoje temos associados de diversas regiões do estado, como Peixoto de Azevedo, Sinop e Sorriso, fortalecendo essa rede de network jurídico”, destacou.
A secretária-adjunta do instituto, Raquel Mendes, ressaltou que o IMAN vai além da construção de relações profissionais.
“O instituto promove acolhimento, troca de experiências e conexão de propósitos. Temos salas temáticas, podcasts, publicações de artigos e diversas comissões, como as de Direito Penal, Tributário, Agrário e de Mulheres. É um ambiente que impulsiona o crescimento profissional e humano dos associados”, disse.
Associada do IMAN e presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Peixoto de Azevedo, a advogada Fabiane Lemos Melo agradeceu a honraria e destacou o papel da entidade no aperfeiçoamento da advocacia.
“O IMAN desempenha um trabalho de excelência para a advocacia mato-grossense. Além de fomentar o network, promove conhecimento e contribui para a evolução profissional, permitindo que possamos prestar um serviço cada vez melhor à sociedade”, afirmou.
Fabiane também chamou atenção para a necessidade de fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Presidente da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica na região, ela defendeu a integração entre instituições públicas e entidades civis.
“É um trabalho extremamente importante e necessário. Precisamos garantir que a vítima seja acolhida desde o primeiro atendimento até o encerramento do processo. Ainda convivemos com altos índices de violência e com uma cultura machista muito enraizada, o que exige atuação permanente da rede de proteção”, pontuou.
Fundado em 2022, o Instituto Mato-grossense de Advocacia Network possui sede em Cuiabá e reúne advogados de diferentes municípios do estado, promovendo capacitação, inovação e fortalecimento da atuação profissional por meio de uma ampla rede de conexões. Saiba mais no portal: iman.adv.br.
Fonte: ALMT – MT
-
Saúde6 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Saúde7 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Entretenimento7 dias atrásKarina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
Saúde5 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento6 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento6 dias atrásBiancardi curte dia de piscina com as filhas enquanto acompanha Neymar na Copa
