Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

“Investimentos em infraestrutura que o governo tem feito estão mudando a realidade de toda Região Oeste de MT”, afirma prefeita de Glória D’Oeste

Publicado em

Mato Grosso

O governador Mauro Mendes entregou e vistoriou, neste sábado (25.10), mais obras para os municípios de Glória D’Oeste e Porto Esperidião, encerrando a agenda na Região Oeste do Estado.

Desde 2019, o Governo já investiu R$ 114,1 milhões em Glória D’Oeste, e outros R$ 164,8 milhões em Porto Esperidião.

O governador vistoriou as obras de asfaltamento de 18 quilômetros da MT-250, rodovia que liga Glória D’Oeste a Mirassol D’Oeste, com investimento de R$ 40,2 milhões. Depois, inaugurou a recuperação de 25 km da MT-339, no trecho entre Glória D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, no valor de R$ 9 milhões.

Para a prefeita de Glória D’Oeste, Gheysa Borgato, a inauguração do trecho recuperado na MT-339 vai garantir mais segurança para os moradores do município e também para quem trafega por ela.

“A gente já sofreu muito com essa rodovia e agora a temos perfeita e mais uma ligação com São José dos Quatro Marcos. Ficamos muito emocionados, porque esses investimentos que o governo está fazendo estão mudando a realidade não só para nosso município, mas todos os aqui da região que são tão próximos”, destacou.

Em Glória D’Oeste, o governador também assinou a autorização de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas, no valor de R$ 1,8 milhão, e de ruas do Distrito Monte Castelo, com investimento de R$ 2,7 milhões.

“Lembro que muitos falavam que aqui era um vale dos esquecidos e com investimentos que o Governo tem feito, essa região ganhou uma nova realidade. As pessoas estão animadas, empresas estão vindo pra cá, o agronegócio está entrando, muitas oportunidades estão sendo criadas”, afirmou.


Mayke Toscano/Secom-MT

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, pontuou que a cada investimento do governo é possível ver que a cidade é melhorada. “Por isso aí fizemos diversos convênios com a prefeitura, na reforma e ampliação da escola, em asfalto urbano, em tantos outros convênios, na entrega de ônibus escolares, pois a gente sabe que a cada vez a cidade melhora”.

Porto Esperidião

No municípios, foram inaugurados 15 km da MT-265 até a Comunidade Santa Rita e o governador Mauro Mendes, com toda comitiva, vistoriou as obras de asfaltamento de 43 km da MT-388, entre Porto Esperidião e Cáceres.

O prefeito de Porto Esperidião, Odirlei Faria, explicou a importância do asfalto novo para o município: “Nosso município é muito extenso governador, e esses quilômetros asfaltados vão trazer muito progresso para toda nossa região”.

A agenda nos municípios da Região Oeste foi encerrada com a assinatura de autorização de construção de quadra poliesportiva da Escola Estadual São Geraldo, de R$ 1,3 milhão; de convênios para asfaltamento de ruas dos Distritos Pedro Neca e Vila Picada, reforma do espaço esportivo para construção de ginásio poliesportivo, no valor total de R$ 7,5 milhões; e da reforma e ampliação da Escola Estadual Pedro Neca, no valor de R$ 6,1 milhões.


Mayke Toscano/Secom-MT

Durante o ato, o governador também autorizou o lançamento da licitação para asfaltamento de 34 km, em Porto Esperidião, no valor de R$ 56 milhões.

“Essa é uma região que precisava muito de atenção e investimentos como os que estão sendo feito aqui tem feito completa diferença. É muito importante ver o asfalto sendo entregue e ver o lançamento de obras, como o ginásio”, disse o deputado estadual Carlos Avalone.

Acompanharam a agenda na região oeste a primeira-dama Virginia Mendes, os deputados estaduais Beto Dois a Um e Valmir Moretto, e os secretários de Estado, Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), Segurança (Cel. César Roveri) e o chefe do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso (ERMAT), Dr. Leonardo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Governo de MT regulamenta novo modelo de cofinanciamento e amplia apoio aos municípios

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.

O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.

“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.

Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.

A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.

Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.

“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.

Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA